quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Livro "Mídias comunitárias, juventude e cidadania"

Esta semana ganhei de uma amiga querida o livro "Mídias comunitárias, juventude e cidadania",cuja organizadora, Rafaela Lima, é formada em comunicação pela UFMG. O livro é integrante da Coleção Comunicação e Mobilização Social e mostra a experiência bem sucedida da Associação Imagem Comunitária (AIC) e seu projeto Rede Jovem de Cidadania, relacionando-a a conceitos como pluralidade, cidadania e comunicação participativa como ferramentas para a transformação social. Achei o livro interessante especialmente por retratar um projeto implantado na região metropolitana de Belo Horizonte e que se reverbera em todo o estado de Minas Gerais. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Associação (assim como eu ainda irei fazê-lo), além do livro, há também um site: http://www.rede.aic.org.br/
É isso então..
um abraço a todos!!
Carla Pedrosa

2 comentários:

Valquíria Rabelo disse...

Também gosto do livro.

As teorias que vejo nessa coletânea de artigos me parecem mais atualizadas e muito mais próximas da minha realidade. Aliás, bem mais próximas: já participei da AIC e ainda participo, embora os horários da comunicação não dêem margem para uma atuação muito constante.

Unknown disse...

Oi Carla, Oi Valquíria
Concordo com vocês! Já conhecia o trabalho da AIC antes mesmo de vir morar em BH!
Também acredito e tenho dedicado os meus esforços de pesquisa para pensar a dimensão transformadora de práticas culturais/comunicativas realizadas por grupos de jovens, que vivem em situações de exclusão social! Tenho um artigo muito interessante de Ecio Salles, ele é Doutorando da UFRJ e estuda as produções do Afro-Reggae ( se quiserem ler é so me falar)! Acho muito forte uma forma que ele descreve as atuações dos jovens enquanto "caprichosos modos de re-existência"!!
Daniela Matos