sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Texturas do hipercentro de Belo Horizonte [saída de campo]

Valquíria Rabelo

Durante nossa saída de campo, utilizei um procedimento de registro denominado frotagem (do francês, frotter, que significa esfregar). Usada pela primeira vez por Max Ernest, um dos fundadores do movimento dadá, a técnica consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície texturizada e, em seguida, esfregar um giz de cêra ou lápis de cor, por exemplo, até a textura aparecer.

As texturas podem ser reconhecidas tanto pelo tato como pela visão. No entanto, enquanto a percepção visual permite "ter à distância", como diz Marilena Chauí (autora de Janela da Alma, espelho do mundo), o toque prescinde de um contato direto com o objeto. No entanto, tocar os materiais constitui-se em um procedimento mais raro em nossa cultura, principalmente no que diz respeito à cidade. Evita-se, freqüentemente, o contato com calçadas, paredes de edifícios, postes, telefones públicos.

Assim, um dos objetivos dessa forma de registro da saída de campo foi perceber a esfera tátil do espaço urbano, recolhendo, literalmente, impressões da cidade, uma vez que a frotagem é uma forma de gravura que, nesse caso, teve a própria Belo Horizonte como matriz.

Meu recorte mais específico foi o relevo dos bueiros da cidade. Enquanto todos pareciam olhar para frente e para cima, me concentrei em olhar para baixo, um exercício que raramente fazemos no centro, seja por nossa pressa em seguir adiante, seja pelo intenso trânsito de pedestres, que se avultam nas calçadas.

Constatei que, até nossa saída de campo, os bueiros eram, para mim, invisíveis. Sabia que eles existiam, mas os concebia de forma muito mais generalizada, não os imaginava com tanta diversidade. Além das muitas texturas gráficas que apresentam, foi interessante perceber o uso desses bueiros como forma de comunicação visual. Em vários deles, haviam mensagens inscritas, marcas de empresas ou de órgãos do planejamento urbano.

A seguir, alguns desses registros:

Pça. Rui Barbosa

Av. dos Andradas

Av. Afonso Pena



Av. Amazonas


R. Guaicurus


R. da Bahia

Obs.: o suporte usado foi papel jornal, formato A2.

Um comentário:

mi disse...

Valquíria,
seu trabalho com o sentido táctil e outros todos que vem interligados está muito bacana. Valeu pelas informações sobre flotagem!
até!