terça-feira, 25 de novembro de 2008

Deriva no centro














Com uma câmera fotográfica em mãos, procurei fotografar diferentes formas de comunicação realizadas por meio de impressos em geral, mas acabei me voltando principalmente para cartazes. Esse é um meio muito comum de comunicação que se estabelece nas ruas, especialmente no centro da cidade, onde há grande fluxo de pessoas, o que facilita a disseminação de qualquer tipo de mensagem pelos sujeitos.

Havendo um grande público para se chamar a atenção, existe também uma quantidade enorme de cartazes em profusão, que se espalham sobre os mais diversos suportes, não respeitando ou seguindo um tipo pré-determinado de organização. Assim, é muito freqüente encontrar vestígios de cartazes antigos, pedaços rasgados, sobreposições de mensagens, como também cartazes sobrepostos competindo por um espaço. Nesse cenário, qualquer espaço torna-se passível de se tornar um suporte para tais mensagens.

O conteúdo das mensagens apresenta naturezas diversas, sendo encontradas as mais diversas temáticas. São mais freqüentes aqueles cartazes em que se oferece algum tipo de produto ou serviço, funcionando assim como uma espécie de propaganda, sendo um meio utilizado tanto a favor de pessoas anônimas, quanto a favor de empresas conhecidas no mercado. Mas também é possível encontrar mensagens sem pretensões comerciais, relacionadas com temáticas de protesto, críticas de governo, expressão artística e de idéias.

A confecção dos cartazes e mensagens é outro fator heterogêneo. Pode-se dizer que há uma certa predominância de cartazes monocromáticos e que trazem apenas corpo de texto, se abstendo do uso de imagens. Mas é possível também encontrar cartazes manuscritos ou produzidos de outras formas, como por exemplo pela técnica de stêncil, além de cartazes mais bem elaborados, com imagens e várias cores de impressão.

A manifestação de mensagens em cartazes e impressos representa, então, uma forma de comunicação urbana comum, que pode ser utilizada por qualquer pessoa, uma vez que se encontram modos muito simples de produção. A rua e seu entorno tornam-se um meio de publicidade, um espaço de apropriação desses sujeitos que buscam comunicar com o público através de suas mensagens vinculadas aos mais diversos suportes, numa perspectiva que enxerga a rua não somente como local de circulação, mas também de contemplação e de interações comunicativas.


Caio Couto Pereira


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